A agência Nas Alturas nos levou também à Mucugê, onde o principal atrativo é o cemitério neo-bizantino. Na linda cidade onde foram descobertos os primeiros diamantes da Chapada Diamantina, em 1844, está o único cemitério do Brasil em que as lápides brancas imitam pequenas igrejas góticas. As construções são do século 19, quando surtos de varíola e cólera atingiram o lugar, e a influência bizantina do cemitério, batizado de Santa Izabel, veio dos compradores de diamantes de origem turca que habitavam Mucugê naquela época.
O passeio continuou com a visita ao Poço Encantado, na cidade de Itaetê. Com 60 metros de profundidade, o poço tem águas cristalinas que ganham tons azulados quando o sol incide por uma fenda na gruta. O mais curioso é que a água é tão transparente que não é possível distinguir exatamente onde ela começa a banhar os paredões de rocha da gruta.
Para encerrar o dia, fizemos flutuação no Poço Azul, uma gruta com águas cristalinas que chegam a 20 metros de profundidade. A limpidez da água é incrível e, com máscaras de mergulho e snorkel, é possível admirar pedras, troncos e o único ser vivo que habita o local: o bagre-cego.
Que lindeza!!! A água é tão cristalina, que a impressão que se tem é que vocês estão flutuando no ar!!! De tirar o fôlego!
CurtirCurtir