Delta do Parnaíba

Quando o assunto é visitar o Delta do Parnaíba, é fácil cometer um engano e associar os passeios apenas à cidade que leva o nome do rio – Parnaíba -, no Piauí. O que pouca gente sabe é que o melhor lugar para explorar as belezas do Delta é a cidade de Tutóia, no Maranhão, estado que concentra mais de 70% das atrações.

A bordo de uma lancha da Baluarte Pousada e Ecoturismo, nós vimos de perto os encantos do único delta das Américas que deságua em mar aberto. Com área de 2.700 quilômetros quadrados, o Delta do Parnaíba (também conhecido como Delta das Américas) se abre em cinco braços e antes que o rio encontre o mar ele desenha um impressionante arquipélago com mais de 70 ilhas, dunas móveis, lagoas de água doce, mangues…

Casa Nomade,Motorome.

O passeio começa com a visita aos navios encalhados no delta. O maior deles, o cargueiro Aline Ramos, fica logo em frente à cidade de Tutóia e, pouco minutos depois, chega-se à embarcação alemã que naufragou ali nos tempos da Segunda Guerra Mundial. Em seguida, é hora de conhecer as ilhas da Melancieira e do Cajueiro, com praias desertas e lindas lagoas naturais.

O almoço é uma atração à parte. No Restaurante Ilha de Coroatá, é servido um delicioso camarão no abacaxi e peixes frescos assados na brasa. Um banquete dos deuses! De sobremesa, você pode descansar nas redes do restaurante ou fazer uma trilha ecológica de 20 minutos para ver alguns animais silvestres.

Casa Nomade,Motorome.

A cereja do bolo fica reservada para o fim da tarde. Às margens de uma ilha na Baía de Tutóia, assistimos à revoada dos guarás. Por volta das 17h, bandos com centenas de pássaros de cor avermelhada se recolhem para dormir nas árvores do mangue. Realmente espetacular!

E no retorno do passeio, mais uma paisagem de encher os olhos: o pôr-do-sol na Praia da Barra, em Tutóia.

Casa Nomade,Motorome.

Nós fizemos o passeio na companhia do excelente guia de viagem João Victhor, da Baluarte Pousada e Ecoturismo. Educado, prestativo e super bem-informado, João Victhor foi um diferencial para essa aventura se transformar em uma experiência inesquecível.

Casa Nomade,Motorome.

Leia Mais:

Ilha dos Poldros

Barra Grande

Anúncios

2 comentários sobre “Delta do Parnaíba

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s