Recife: Terra dos Brennand

Recife poderia ser tranquilamente rebatizada como a “Terra dos Brennand”. A família, que começou a fazer fortuna em Pernambuco com usinas de cana-de-açúcar, expandiu os negócios para cerâmica, porcelana, cimento, vidro, bancos, hotéis… A lista de empreendimentos é extensa, mas não são só pelos negócios que eles são famosos. É a arte que concede aos Brennand reconhecimento internacional.

Em um ateliê construído nos fornos e galerias da Cerâmica São João, o artista plástico Francisco comanda, no auge dos seus 89 anos, a Oficina Brennand. Sob influência de nomes como Picasso, Gaudí e Miró, ele revolucionou o universo das esculturas de cerâmica, com o uso de esmaltes e queima sucessiva das peças, para criar um acervo único exposto nas terras do antigo Engenho São João da Várzea. É impossível não se encantar com o Templo Central da Oficina, a Muralha Mãe Terra e o Salão das Esculturas.

 

Mas a cerâmica não é o único caminho que a arte trilhou na vida dos Brennand. A poucos quilômetros da Oficina de Francisco Brennand, o seu primo Ricardo, também de 89 anos de idade, figura na lista dos maiores colecionadores do mundo. No Castelo São João e nos outros prédios que integram o Instituto Ricardo Brennand, está o maior acervo privado das obras de Frans Post, o pintor que integrou a comitiva do conde Maurício de Nassau (fundador da colônia de Nova Holanda em Pernambuco). Além das peças relacionadas ao período colonial e ao Brasil Holandês, Ricardo Brennand coleciona armas, tapetes e peças dos séculos XV ao XXI provenientes da Europa, África, Ásia e América.

 

Serviço:
Oficina Brennand
Funcionamento: de segunda a quinta, das 8h às 17h; sexta, das 8h às 16h; sábado e domingo, das 10h às 16h;
Ingresso: R$ 15

Instituto Ricardo Brennand
Funcionamento: de terça a domingo, das 13h às 17h.
Ingresso: R$ 25

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s