Goiás Velho

Somos feitos de vontades, desejos e frustrações. E esses sentimentos nos vêm à tona em momentos únicos, como aconteceu na última semana, durante nossa viagem à cidade de Goiás (também conhecida como Goiás Velho). Ali descobrimos que vamos morrer com o sonho de provar os doces de Cora Coralina. E esses quitutes deviam ser simplesmente divinos! A prova disso é que, em um de seus poemas, a própria Cora afirma que os doces dela são melhores que os versos. Como assim??? Alguma coisa pode ser melhor que a sensibilidade e o dom da poetisa em manusear as palavras???

É difícil acreditar que sim… Mas temos que nos conformar com a frustração diante da impossibilidade de provar as delícias que saíam dos tachos de cobre de Cora, falecida em 1985. Se os doces da poetisa ficaram no passado, as memórias de Cora Coralina continuam vivas na cidade de Goiás Velho, hoje reconhecida como patrimônio da humanidade pela Unesco. Foi ali, na Casa Velha da Ponte, que a poetisa nasceu e para onde retornou nas décadas finais da sua vida para fazer história e conquistar seu espaço na literatura brasileira.

Casa Nomade,Motorhome.

Tudo na casa está como Cora deixou: o fogão a lenha com os tachos, o quarto arrumado com os vestidos no cabide, a máquina de datilografar, a escrivaninha com o dicionário Aurélio e um livro de Guimarães Rosa na sala, os óculos sobre a mesa… E lindas projeções de poemas nos cômodos e até em uma bica d’água dão ao visitante a dimensão da grandeza da obra da poetisa e também da simplicidade da vida dessa doceira que faz valer a visita a Goiás Velho.

Anúncios

Um comentário sobre “Goiás Velho

  1. Pingback: Brasília

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s