Um breve raio de sol ilumina o interior da Gruta do Lago Azul das 8h às 9h. O fenômeno só ocorre no solstício de verão (do fim de novembro até o início de janeiro) e torna o principal cartão-postal de Bonito, no Mato Grosso do Sul, um espetáculo ainda mais incrível. Com o feixe de luz, as águas do lago ganham tons mágicos de azul-turquesa e os seus olhos ficam curiosos para tentar desbravar cada detalhe das profundezas do lugar (90 metros foi o máximo que um mergulhador conseguiu alcançar, mas, a partir da margem, a visibilidade ultrapassa os 10 metros de profundidade).
Depois de um bom tempo admirando o lago azul, contemple também as estalactites e estalagmites da caverna e ouça todas as explicações dadas pelos guias locais sobre as formações espeleológicas e fósseis de animais pré-históricos já encontrados ali. Aliás, a boa capacitação dos guias turísticos (nós demos a sorte de sermos guiados pela competente Estela) é um diferencial dos passeios de Bonito, organizados pela Bonito Way Turismo.
Para se hospedar em Bonito, uma das melhores opções da cidade é o Hotel Bonsai. Além de quartos confortáveis e um generoso café da manhã, o hotel conta uma piscina aquecida e hidromassagem para você relaxar depois da maratona dos passeios.