Viajar é contar com a sorte não apenas nas estradas, mas também no calendário! Afinal de contas, estar na Villa Cerro Castillo justamente durante a principal festa típica da Patagônia, assim por acaso, sem nenhum planejamento, é ou não é obra divina?
Pois nós tiramos esse bilhete premiado e participamos, durante todo o último fim de semana, da Fiesta Costumbrista, um evento organizado pela associação El Bosque para resgatar tradições e costumes típicos da cultura gaúcha, no Sul do Chile.
Sanfona e viola rancheira para relembrar os velhos ritmos e, no curral, mãos à obra para reviver o trabalho dos antigos trabalhadores do campo. Tosa de ovelhas, castração de cordeiros nos dentes (sim!!! Homens arrancam os testículos dos animais em uma mordida!!!), desfile de carros de boi, provas de laço com novilhos, rodeio…
E, claro, muita fartura! Mais de 20 cordeiros são assados em uma imensa parrilla e servidos gratuitamente em um almoço comunitário. Difícil narrar a emoção de termos presenciado uma festa tão típica e conhecido mais de perto as raízes da cultura patagônica.
Seguuuuura, peão!!! Rodeio divertido, mas o quê um bichinho, manso feito um cordeiro, fez pra ter os testículos arrancados numa mordida??! Coitado!
CurtirCurtir