O Chile de Allende

Já são mais de três meses de expedição pelo Sul das Américas e nosso coração não é mais apenas verde e amarelo. Pinceladas de azul e vermelho, as cores da bandeira do Chile, também colorem hoje o nosso peito. E fazem com que paixão e encanto seja pouco para descrever o que sentimos por esse país, dono de belíssimas paisagens (talvez as mais incríveis que já vimos por 59 países do mundo) e de um povo educado, gentil e hospitaleiro.

E para completar o conjunto da obra, um personagem: Salvador Allende. O homem cuja vida comprova que o pior 11 de setembro da história da humanidade foi o de 1973, quando Allende, fundador do Partido Socialista e então presidente chileno, foi deposto por um golpe liderado pelo chefe das Forças Armadas, Augusto Pinochet. Para não renunciar e entregar o poder na mão dos inimigos, Allende se suicidou com sua arma pessoal, uma AK-47, presente de Fidel Castro ao amigo, enquanto o Palácio La Moneda era bombardeado por aviões.

 

 

O último e emocionante discurso de Allende e as atrocidades cometidas pelos militares nos anos seguintes fazem parte do acervo do Museu da Memória e dos Direitos Humanos, que merece uma longa visita com um lenço nas mãos para enxugar as inevitáveis lágrimas.

Os óculos de Allende, encontrados junto ao corpo depois do bombardeio ao La Moneda, estão expostos no Museu Histórico Nacional, também dono de um belíssimo acervo de obras de arte.

MuseoSantiago16032017weil0058.JPG

Vestígios de uma triste história que segue viva pelo Chile, assim como a chama que Allende acendeu nos nossos corações e que levaremos conosco para sempre.

Anúncios

2 comentários sobre “O Chile de Allende

  1. Já abri essa postagem tendo a certeza de ver uma foto do Renato, com o punho esquerdo erguido! Mesmo não estando dentro do Museu, à frente desse maravilhoso acervo e apenas com a pequena mostra, as lágrimas são inevitáveis! Viva el Chile! Viva Allende!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s