Um chá com Mujica

Um fotógrafo, uma jornalista e o mais nobre líder político de todos os tempos – Pepe Mujica –, sentados frente a frente. Isso tinha tudo para render uma grande reportagem! Quiçá uma manchete de jornal!

Mas não… Desligamos gravadores e deixamos papel e caneta de lado para olhar esse grande homem nos olhos, sentir um arrepio a cada palavra dita por ele e, claro, não conter as lágrimas diante de tanta humildade e sabedoria.

Em visita ao Uruguai, estacionamos o nosso motorhome A Casa Nômade nos arredores de Montevidéu, mais precisamente na estrada de acesso ao Quincho de Varela, o sítio onde o ex-presidente e hoje senador uruguaio vive com a mulher, a também senadora Lúcia Topolansky, e sua cachorra Manuela, uma velha vira-lata de 19 anos, que só tem três patas. Em um dedinho de prosa com o segurança, explicamos nosso projeto de viagem e dissemos que gostaríamos de presentear Mujica com um exemplar do nosso primeiro livro (O Mundo em Minas). Poucos minutos depois, um aceno da guarita e… pronto!

MujicaMontevideo27072017weil0163.JPG

Lá estava Pepe, na entrada da chácara, com um discreto sorriso no rosto para nos receber. Durante exatos 46 minutos, ouvimos Mujica falar com um orgulho imenso de seu país e lamentar, sem muita esperança no futuro, o atual cenário político brasileiro. Entre um gole de chá preto e outro, ele ia dobrando e subindo a barra da calça, deixando à mostra toda a simplicidade de um chefe de Estado que se dá ao luxo de usar meias frouxas, uma sapatilha tipo Crocs (porém, genérica) e uma blusa com as mangas puídas e encardidas.

MujicaMontevideo27072017weil0150.JPG

Casa Nomade,Motorhome.

Como não há nada gravado ou documentado, me arrisco a reproduzir aqui, com base nas nossas lembranças, as melhores frases ditas por Mujica durante a conversa:

“Tenho o maior orgulho de viver em um país em que o presidente, em 1912, escrevia deus com letra minúscula” (se referindo ao fato de o Uruguai ser um estado laico desde o início do século passado, décadas antes dos países vizinhos)

MujicaMontevideo27072017weil0092.JPG

“O Congresso Brasileiro é, na verdade, uma Bolsa de Valores (sobre o pagamento de propinas, conchavos e alianças entre políticos brasileiros e empresários)

Casa Nomade,Motorhome.

“Não há problema em ser louco. O problema é haver gente para segui-los” (se referindo à possível candidatura de figuras como Bolsonaro e João Dória à presidência do Brasil)

MujicaMontevideo27072017weil0077.JPG

“O Brasil retrocedeu a antes de Getúlio Vargas com as reformas trabalhistas feitas por Temer.”

Casa Nomade,Motorhome.

“Sempre que choveu, parou” (Para tentar nos dar uma gota de esperança com relação ao futuro político do Brasil)

Casa Nomade,Motorhome.

 

 

 

Anúncios

3 comentários sobre “Um chá com Mujica

  1. É muita emoção apenas observar as fotos desse ícone. Até a imagem estática, conta uma longa história: as rugas, os fios de cabelo em total desordem, transparecem a ordem é a calma desse Homem! Viva Pepe Mujica!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s