Nas páginas do Clarín e do La Nación (os dois principais jornais argentinos), Federico Fialayre une suas paixões: literatura, vinho e gastronomia. Na televisão, é estrela de programas de culinária. No Restaurante Tomo I, é o chef. Mas lá também é Federico quem se senta à mesa conosco para ouvir nossos gostos e preferências e, assim, montar um cardápio exclusivo.
Filho da renomada chef argentina Ada Concaro, Federico herdou da mãe a curiosidade e a sensibilidade. Desde os 6 ou 7 anos, estava imerso no universo gastronômico no restaurante da família no bairro Belgrano. A cozinha ele define como “um circo, um mundo especial”. E depois de se formar em letras e viver em Paris e Londres para estudar vinhos e gastronomia, Federico assume a posição de maître no estabelecimento da mãe, em Buenos Aires.
Em 2009, com o afastamento de Ada, Federico se torna a alma do Tomo I. Hoje instalado no mezanino do luxuoso Hotel Panamericano, em plena Avenida 9 de Julio, o restaurante figura entre os melhores da Argentina e se renova sempre, assim como os conceitos gourmet, para manter uma gastronomia de alto nível.
Nós tivemos a sorte de provar um cardápio de sete passos feitos por Federico. Para começar, sopa fria de beterraba com chips de mandioca. Em seguida, um delicioso creme de cenoura com coentro e endívias gratinadas e envoltas em presunto cru. Raviólis de brócolis com manteiga de gengibre para abrir o apetite e, na sequência, dois pratos: anchova com purê de espinafre e medalhão de filé mignon com cebolas caramelizadas e purê de couve-flor. E para terminar, uma marquise de chocolate amargo com banho de chocolate branco e custard. Tudo harmonizado com espumante e vinhos brancos e tintos Terrazas de Los Andes.
Um comentário sobre “Tomo I”