Chapas de zinco e restos de materiais de construção foram a matéria-prima usada para erguer o bairro La Boca. Os primeiros imigrantes europeus a desembarcarem em Buenos Aires, sem muitos recursos e alternativas, se amontoaram ali nas margens do Rio Riachuelo em barracões e cortiços, batizados de conventillos. Décadas e décadas se passaram e hoje essa história ganhou status de obra de arte. Graças à influência do artista plástico Benito Quinquela Martíns, as fachadas dos antigos conventillos agora estampam as cores de uma aquarela, com muito azul, vermelho, amarelo, verde e rosa.
A paixão pelo futebol corre nas veias do bairro, sede da Bombonera, o estádio do Boca Juniors. O tango é a trilha sonora e, para que o passeio seja completo, é preciso experimentar pratos tipicamente argentinos. A nossa dica para quem visita o La Boca é o Restaurante El Gran Paraíso, que funciona dentro de um cortiço datado de 1890 e que tem em seu cardápio um maravilhoso bife de chorizo e o tradicional choripan (pão com linguiça).
As comidas são divinas! Mas o destaque do El Gran Paraíso é outro: o ambiente de época e o incrível atendimento do garçom Eduardo Scardaccione, simpático, prestativo e cheio de histórias para contar. Não deixe de visitar o museu do El Gran Paraíso, montado no piso superior do conventillo com antigas máquinas de escrever e outras relíquias, além de uma linda vista para o famoso Caminito.