Não é preciso ter religião para se encantar com a Catedral de Sal de Zipaquirá, considerada a primeira maravilha da Colômbia. A apenas 40 minutos de Bogotá, está o impressionante templo subterrâneo construído nos túneis e galerias de uma antiga mina de sal. Arqueólogos e geólogos acreditam que a exploração do sal no lugar começou no século V, por índios da cultura muísca. Com a chegada dos espanhóis à região, a extração se intensificou e, diante dos riscos da atividade, os antigos mineiros começaram a construir cruzes dentro da mina para pedir por bênçãos e proteção divina.
Na década de 1950, foi construída dentro da mina a primeira catedral, dedicada à Nossa Senhora do Rosário, padroeira dos mineiros. E, nos anos 90, os operários decidiram fazer instalações mais seguras e grandiosas e criaram a atual Catedral de Zipaquirá, com três seções principais: a Via Crucis, com altares talhados em rocha de sal representando os passos da Paixão de Cristo; a Cúpula, de onde se avista todo o templo e a impressionante cruz em baixo-relevo esculpida a 180 metros debaixo da terra; e a nave, onde está a cruz principal de 16 metros de altura e a obra “A Criação do Homem”, talhada em mármore pelo escultor Carlos Enrique Rodríguez Arango, em homenagem a Michelangelo.
Reserve pelo menos duas horas para percorrer túneis, galerias e escadarias da Catedral de Sal de Zipaquirá com calma. E ao fim do passeio, vale a pena relaxar no lindo e bem decorado Spa Esensal, que usa as propriedades medicinais do sal em massagens e banhos terapêuticos.
Saiba mais sobre nossa viagem pela Colômbia com a Rádio CBN.