Puebla

Era para ser mais uma cidade de arquitetura colonial impressionante, cores vibrantes a colorir um casario histórico, belos palácios e igrejas católicas erguidas sobre templos mayas e astecas. Mas Puebla vai muito além! Esse lugar escreveu seu nome na história do México ao ser palco de uma inusitada batalha, em 1862, quando 2 mil soldados mexicanos derrotaram 6 mil adversários franceses e impediram a dominação das tropas de Napoleão Bonaparte nessa parte das Américas. Valentia e bravura que se transformaram em apego às tradições e às raízes até hoje preservadas com afinco pelos “poblanos”.

Mas Puebla decidiu colocar seu nome também em outro capítulo da história do México: a culinária. Afinal de contas, nasceu aqui um acompanhamento mais importante que qualquer prato servido no país: o mole (um molho complexo feito à base de chocolate, nozes, pimentas e condimentos e servido junto com carnes – seja frango, porco, boi ou peru). Também é de Puebla o famoso “chile em nogada”, pimentões verdes recheados com carne e frutas secas e coberto com molho de nozes e sementes de romã; o huitlacoche (fungos com sabor terroso que nascem no milho preto); escamoles (larvas de formiga); chapulines (gafanhotos sem vísceras secos e fritos, usados para dar crocância aos pratos); e o jusano de agave (um verme das folhas de cáctus).

E você deve estar se perguntando: onde provar todas essas iguarias? Nos mercados e barracas de rua, elas fazem sucesso. Mas há um endereço onde todas elas são trabalhadas com sofisticação e requinte e apresentadas ao cliente em pratos lindos e deliciosos, de comer de joelhos. Esse lugar é o Intro Restaurante e o responsável pelas obras de arte com ingredientes típicos é o chef Ángel Vazquez. Provamos e recomendamos! Vale a visita!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s