San Miguel de Allende

É raríssimo, mas, às vezes, acontece: nossos corações mudam de compasso e pedem para que fixemos raízes em algum lugar do mundo. Já ocorreu na nossa mineiríssima Tiradentes, na chilena Frutillar (com casas de arquitetura alemã espalhadas à beira de um lago, no sopé do Vulcão Osorno) e, agora, se repetiu no México, na incrível cidade de San Miguel de Allende. São sempre cidades lindas, com casario colonial cercado de belas paisagens naturais. Mas o que balança os nossos corações é a energia especial desses lugares.

Em San Miguel de Allende, a cultura corre nas veias da cidade e se torna pulsante na Praça Principal, onde mariachis entoam melódicas e tristes canções mexicanas; noivas, debutantes e seus convidados entram e saem das igrejas acompanhados de bonecos gigantes, bandas de música e charretes cheias de flores; fogos de artifício colorem o céu depois de cada casamento; pintores montam seus cavaletes nas esquinas para reproduzir cenas urbanas e detalhes arquitetônicos; e dançarinos se revezam no coreto com apresentações de coreografias típicas de cada estado mexicano. San Miguel de Allende é daqueles raros lugares em que admirando a sua rotina, você não consegue descobrir que dia da semana é. Será uma leve manhã de domingo, uma inspiradora tarde de sexta ou uma segunda-feira qualquer? Não importa!

Difícil eleger o melhor lugar para contemplar a beleza da cidade. Mas temos uma dica especial: do alto do terraço de algum charmoso restaurante você terá uma vista incrível! Nós escolhemos o Casa Nostra e foi simplesmente maravilhoso. O proprietário Marcos, um suíço de raízes italianas e casado com a mexicana Cristina, recebe a todos com muita simpatia e serve um delicioso vinho no terceiro andar da casa, enquanto você curte o pôr-do-sol e o anoitecer, tendo a Paróquia de San Miguel de Allende como pano de fundo. Prepare o paladar! Salada mediterrânea para abrir o apetite e, de prato principal, uma massa artesanal preparada e flambada dentro de um legítimo queijo Parmigiano-Reggiano. De sobremesa, um deleite de chocolates branco e negro. Recomendamos muito!

E para um almoço especial, à sombra de uma laranjeira, no pátio florido de um casarão histórico, a nossa sugestão é o Marsala – Cocina con Acentos. Traduzindo o nome do restaurante (cozinha com sotaques), a chef Marcela Bolaño reúne influências de comidas gregas, espanholas, mediterrâneas e asiáticas para criar seus pratos. E o sucesso de Marcela é mais que reconhecido: além de estar no programa Top Chef México, ela colocou o Marsala na lista dos 120 melhores restaurantes do país. Provamos um pão árabe com patê de iogurte e um suculento rib-eye com manteiga de especiarias e batatas fritas de dar água na boca!

Depois de curtir San Miguel de Allende, vale pegar o carro e dirigir pouco mais de uma hora para conhecer a linda vizinha Guanajuato, com seus túneis, igrejas coloniais e ruelas apertadas.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s