Mistérios do deserto do Arizona

Mistérios e lendas do grande deserto do Arizona se escondem nas curvas do Antelope Canyon. É preciso viajar ao passado e ressuscitar o antigo idioma dos índios navajos para entender a essência desse lugar, batizado de “Tse bighanilini” (“o lugar onde a água corre através das rochas”) ou “Hasdeztwazi” (“arcos de rocha em espiral”). Depois, prepare a retina para um espetáculo de cores e sombras a se formar diante dos seus olhos à medida que o sol consegue penetrar por entre os paredões de 40 metros de altura, separados lá no alto por uma fenda de pouco mais de um metro de largura. Simplesmente deslumbrante!

Embarcamos nessa experiência com a agência Antelope Canyon Tours e, além de contemplar a beleza cênica desse lugar, conhecemos um pouco mais da sua magia e do seu passado. Sagrado para os povos navajos, os cânions esculpidos na rocha de arenito foram o esconderijo dos anciãos indígenas durante a Longa Caminhada (Long Walk, quando em 1864 o povo navajo foi expulso de suas terras pelo governo dos Estados Unidos e forçado a caminhar do que é hoje o Arizona até o Leste do Novo México). Antes disso, eram área de descanso e sombra para o gado, durante o escaldante verão, e de pastagem, ao longo do rigoroso inverno. Hoje, lar de algumas aranhas, cobras e escorpiões, é fonte de admiração de milhares de turistas que passam diariamente pelos cânions.

Nos arredores do Antelope Canyons, mas fora dos limites do território navajo, o Glen Canyon National Park é outra parada obrigatória. Destaque para a mais famosa e fotogênica das infinitas curvas do Rio Colorado, a Horseshoe Bend, que forma uma ferradura por entre os paredões de rocha.

Anúncios

Um comentário sobre “Mistérios do deserto do Arizona

  1. Fantástico, estivemos na região em out/ 2017. Se tiverem oportunidade visitem também o Zion Park.
    Nossas aventuras podem ser vistas no IG @estrelinhaviajante. Nosso próximo passo é uma expedição ao fim do mundo, Ushuaia! Gostaria muito que fosse em um Motorhome.
    Muito legal, parabéns pelas realizações.
    Patrick Alvim

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s