Água, gelo, vento, temperaturas extremas e camadas e mais camadas de sal no solo são os responsáveis pelo incrível cenário de rochas esculpidas no Arches National Park. Em um dia ensolarado e de céu azul, é até difícil imaginar o quão violentas podem ser essas forças da natureza. Mas, nos últimos 300 milhões de anos, elas trabalharam pesado na erosão do terreno e construíram nada menos que 2.000 arcos no coração do deserto de Utah. Ali, diante dos nossos olhos, estão arcos e pontes naturais que chegam a medir 93 metros de largura e 14 metros de altura.
Além de bonitos e impressionantes, os arcos são testemunhas de infinitas eras geológicas e estão assentados sobre o que, no passado, já foi o fundo de um grande oceano, dunas petrificadas, camas de sal, deltas de rios, bosques com pegadas de dinossauros… Tudo sedimentado em camadas por milhões de anos e hoje visíveis nos paredões de rocha. Explorar o Arches National Park é um passeio para todos os gostos e perfis. Os mais preguiçosos ou com dificuldade de locomoção conseguem ver belos arcos a partir da estrada asfaltada que serpenteia o parque, sem precisar sequer descer do carro. Também há belas atrações a poucos metros dos estacionamentos, exigindo uma caminhada de poucos minutos.
Quem tem um pouco de disposição e preparo físico não vai se arrepender de calçar uma bota e se aventurar pelo deserto para ver de perto arcos gigantescos. Os mais impressionantes (Landscape Arch, Delicate Arch e Tower Arch) requerem pelo menos quatro horas de caminhada e alguns litros de água na mochila para evitar uma desidratação sob o sol escaldante de Utah. Mas os amantes da adrenalina e que tiverem coragem para enfrentar cenários típicos do filme 127 Horas não podem deixar de percorrer a trilha do Fiery Furnace. Fendas, gretas e pouquíssima sinalização dão a sensação de que você sempre está perdido no meio das formações rochosas. Mas vale vencer o medo e a claustrofobia para explorar a região mais protegida do Arches National Park.
Uma dica para não perder tempo e ir direto nas melhores atrações é contratar a agência Moab Adventure Center. O grande guia (em todos os sentidos, com 2,05 metros de altura e 16 anos de experiência) Sam Sturman nos deu uma verdadeira aula de geologia no Arches National Park, nos levando aos pontos certeiros para boas fotos e lindas vistas da região. Para explorar bem os arredores do parque, não basta fazer um tour em um 4×4 qualquer. É preciso embarcar em um jipe Hummer da Moab Adventure Center para chegar a lugares remotos e contemplar pegadas de dinossauros, belos panoramas do Rio Colorado e, claro, sentir o frio na barriga quando as rodas do Hummer ficarem suspensas no meio de um paredão. Simplesmente incrível!
Apesar de ser a grande estrela da cidade de Moab, o Arches National Park é apenas uma das belezas do lugar. De bicicleta, percorremos a estrada cênica conhecida como Scenic Byway 128 para ver o Rio Colorado serpentear por entre os paredões de rocha e chegamos no maravilhoso Castle Valley. De moto, a aventura foi ainda mais incrível. Viajamos por 75 quilômetros por uma estrada de terra que atravessa minas de potássio – com seus lagos, tratores e ferrovias – para chegar ao Dead Horse Point, lugar onde foi filmada a mais famosa cena do filme Thelma & Louise. E, de lá, seguimos pela estreita rodovia construída em ziguezague nas paredes de rocha para visitar o Canyonlands National Park, uma paisagem repleta de cânions, mesas e picos rochosos esculpidos pela água, pelo vento e pela gravidade ao longo dos últimos 320 milhões de anos. Maravilhoso!
It was a pleasure meeting you in the park avenue at the arches park,
keep enjoying the good life.
from the Israeli family (from ceará)
CurtirCurtir
As fotos ficaram simplesmente maravilhosas!
CurtirCurtir
Que bom de ver vocês visitando Utah e falando sobre toda essa beleza para as pessoas do Brasil. Eu adoro Brasil e estou feliz que brasileiros podem aprender um pouco mais sobre meu estado!
CurtirCurtir