6 mins read

O que trabalhar no primeiro período da educação infantil?

O que trabalhar na educação infantil primeiro período?

O que é trabalhado na educação infantil?

  • Conhecimento de mundo. Na escola, as crianças terão seu primeiro contato com o mundo e a cultura fora do ambiente familiar. …
  • Desenvolvimento da linguagem. …
  • Conquista da autonomia. …
  • Convivência com outras crianças. …
  • Expressão artística. …
  • Hábitos saudáveis. …
  • Estímulo à curiosidade.

Em cache

O que se aprende no primeiro período?

Nessa fase são desenvolvidas a comunicação oral e o sistema da escrita alfabética, signos matemáticos, registros artísticos, midiáticos e científicos e as formas de representação do tempo e do espaço.

O que trabalhar na educação infantil 4 e 5 anos?

Quais as melhores atividades para educação infantil 4 e 5 anos?

  • corrida, brincadeiras de roda, pega-pega são atividades que favorecem a coordenação motora.
  • a contação de histórias desenvolve a imaginação. …
  • atividades de construção com massinhas, quebra-cabeça, peças de montar são sempre bem-vindas.

O que trabalhar na educação infantil de 0 a 3 anos?

Sugestões extras de brincadeiras para esta faixa etária

  • Criar fantoches com meias nas mãos.
  • Brincar de equilibrar uma folha de papel ou revista na cabeça.
  • Inventar nomes diferentes para os objetos da casa.
  • Colocar um brinquedo num pote com água no congelador e depois brincar de tirá-lo do gelo.
  • Brincar de ciranda.

O que trabalhar na educação infantil 2 e 3 anos?

Atividades para crianças pequenas, 2 a 3 anos

  • Brinquedo de encaixar.
  • Atividade para estimular a coordenação motora e concentração.
  • Carimbos de esponja.
  • Brinquedo para relacionar cores e formas.
  • Bilboquê de garrafa pet.
  • Estrada para tampinhas de garrafa.
  • Carinhas das emoções e sentimentos.

O que trabalhar na educação infantil de acordo com a Bncc?

São eles:

  • O eu, o outro e o nós. O primeiro dos campos de experiência da BNCC na educação infantil trata do desenvolvimento do lado social da criança. …
  • Corpo, gestos e movimentos. …
  • Traços, sons, cores e formas. …
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação. …
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Quais são as brincadeiras lúdicas?

Exemplos de atividades lúdicas para educação infantil

  1. Leitura. Não é segredo que ler é bom para as crianças. …
  2. Pintura ou desenho. …
  3. Teatro de fantoches. …
  4. Quebra-cabeças. …
  5. Música e Dança. …
  6. Acampamento. …
  7. Gincanas. …
  8. Massinha de modelar.

O que ensinar na Educação Infantil 3 e 4 anos?

O que ensinar na Educação Infantil de 3 a 4 anos? Os professores de educação infantil devem ter como objetivo principal ensinar as crianças a serem independentes, autônomas e responsáveis. Para isso, é importante que elas sejam estimuladas a explorar o mundo ao seu redor e a desenvolver sua curiosidade.

O que trabalhar com alunos de 2 e 3 anos?

10 brincadeiras para fazer em casa com crianças de 2 a 3 anos

  • 1 – Boliche. …
  • 2 – Bolhas de sabão. …
  • 3 – Teatro de fantoches. …
  • 4 – Mãos na massa. …
  • 5 – Quebra-cabeça. …
  • 6 – Eu espio. …
  • 7 – Elefante no rolo de papel higiênico. …
  • 8 – Pintura com água.

Qual é a brincadeira mais divertida?

10 brincadeiras divertidas para fazer em casa

  • Jogo de Acertar com Canos. …
  • Dominó Artesanal. …
  • Pintura com plástico bolha no pé …
  • Caça ao Tesouro. …
  • Construir brinquedo de sucata. …
  • Colorir desenhos. …
  • Cantar cantigas antigas. …
  • Fazer massinha de modelar.

Quais são os conteúdos a serem trabalhados na educação infantil?

Segundo o Referencial Curricular de Educação Infantil, existem seis eixos temáticos para se trabalhar com crianças até cinco anos de idade, são eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade.

Quais são os 5 princípios básicos da educação infantil?

AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

São eles: Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.

Quais são as 5 brincadeiras?

Peteca, amarelinha, pião, bola de gude, elástico. Se você reconheceu algumas dessas brincadeiras (ou até mesmo todas), parabéns!

O que deve ser trabalhado na educação infantil 4 anos?

Atividades para crianças de 4 anos aprenderem e se divertirem ao mesmo tempo

  1. 1 – Alfabeto de massinha. …
  2. 2 – Bambolê e músicas. …
  3. 3 – Caça ao tesouro. …
  4. 4 – Organizando os brinquedos. …
  5. 5 – Chão é lava. …
  6. 6 – Acerte o buraco. …
  7. 7 – Montar cabana com cobertor. …
  8. 8 – Lista de compras.

O que avaliar na educação infantil 3 anos?

Conheça as maneiras de avaliar os alunos da educação infantil

  • Quais são as características do aluno?
  • Como é a sua participação nas atividades?
  • Tem autonomia?
  • Quais são as suas habilidades e dificuldades?
  • Como se ele comporta nas aulas?
  • Como se relaciona com colegas e professores?
  • Como reage às conquistas e fracassos?

Qual é a brincadeira mais fácil?

Confira essas brincadeiras para qualquer hora!

  • Pique-esconde. Uma brincadeira para todas as idades, no “Pique-esconde”, a ideia é encontrar as pessoas escondidas. …
  • Contar história. …
  • Mímica. …
  • Apostar corrida. …
  • Desenho no vapor do box. …
  • Jokempô …
  • Guerra de cosquinha. …
  • Cantar.

O que trabalhar na Educação Infantil 3 a 4 anos?

Atividades para educação infantil (3 anos)

  1. Atividade de coordenação motora fina – tracejado.
  2. Atividade com vogais – recorte e colagem.
  3. Atividade sobre folclore – manipulação de material.
  4. Atividade sobre meio ambiente.
  5. Atividade de matemática – números e quantidades.
  6. Atividade de vogais pontilhadas – letra A.

O que trabalhar na Educação Infantil de 0 a 3 anos?

Sugestões extras de brincadeiras para esta faixa etária

  • Criar fantoches com meias nas mãos.
  • Brincar de equilibrar uma folha de papel ou revista na cabeça.
  • Inventar nomes diferentes para os objetos da casa.
  • Colocar um brinquedo num pote com água no congelador e depois brincar de tirá-lo do gelo.
  • Brincar de ciranda.