4 mins read

O que trata o livro Capitães de Areia?

Qual o objetivo do livro Capitães da Areia?

Oriundo de uma onda regionalista na literatura, o romance relata o cotidiano de garotos marginalizados e abandonados a sua própria sorte. Para sobreviver, os garotos vivem de roubos e o grupo ,que foi reunido para a prática desses roubos, recebe o nome de Capitães da Areia.

Quais os temas abordados no livro Capitães de Areia?

Temas: abandono infantil, desigualdade social, romance de formação, romance social, sincretismo religioso, violência de gênero.

Qual é o foco narrativo do livro Capitães da Areia?

Foco Narrativo

A obra "Capitães da Areia" é narrada na terceira pessoa, sendo o autor, Jorge Amado, o narrador apenas o expectador. Ele se comporta, durante todo o desenvolvimento do tema, de maneira indiferente, criando e narrando os acontecimentos sem se envolver diretamente com eles.

Qual é a crítica social do livro Capitães da Areia?

A marginalização, o abandono infantil e as injustiças sociais compõem a problemática central abordada na obra Capitães de Areia.

Qual a mensagem de Capitães de Areia?

O descaso social com os meninos de rua é a tônica do romance. Em todos os capítulos, esse abandono é abordado, seja por meio da reflexão dos garotos ou da dos adultos que estão a seu lado, como o padre José Pedro e o capoeirista Querido-de-Deus, seja pelos sutis, mas mordazes, comentários do narrador.

Quais são os personagens principais do livro Capitães da Areia?

Pedro BalaJean Luis AmorimSem PernasIsrael GouveaPadre José PedroDiogo Lopes FilhoJoão GrandeElielson ConceiçãoBoa VidaJordan MateusBarandãoJamaclei Pinho
Capitães da Areia/Personagens

O que significa Capitães de Areia na Bahia?

Descritos como maltrapilhos, esfomeados e espertos, pois mesmo sem trabalhar mantinham a sobrevivência, os mais de cem meninos conhecidos como capitães da areia que se abrigavam em um trapiche abandonado eram identificados para a sociedade da época como uma verdadeira gangue.

O que acontece no final de Capitães de Areia?

Após a morte de Dora o grupo vai sofrendo algumas alterações. Pirulito parte com o Padre José Pedro para trabalhar com ele na igreja, Sem Pernas acaba morrendo em uma fuga da polícia e Gato vai para Ilhéus com Dalva, de quem é cafetão.

O que quer dizer capitães de areia na Bahia?

Descritos como maltrapilhos, esfomeados e espertos, pois mesmo sem trabalhar mantinham a sobrevivência, os mais de cem meninos conhecidos como capitães da areia que se abrigavam em um trapiche abandonado eram identificados para a sociedade da época como uma verdadeira gangue.

O que acontece no final do livro Capitães de Areia?

Pedro Bala abandona a liderança do grupo, mas antes os transforma numa espécie de grupo de choque. Assim Pedro Bala deixa de ser o líder dos Capitães da Areia e se torna um líder revolucionário comunista.

Como o professor vê os livros Capitães de Areia?

Todos viviam em um trapiche abandonado na praia. Professor sabia ler e assim passava as noites à luz da vela lendo livros que de algum modo foram adquiridos, e também muitas vezes lia as histórias para os capitães ou então inventava a partir do que já lera.

Onde se passa a história dos Capitães da Areia?

Publicada em 1937, a obra de Jorge Amado apresenta inicialmente uma série de reportagens sobre roubos e assaltos que acontecem em Salvador. Esses crimes são cometidos pelos “Capitães da Areia”, um grupo de mais de 50 meninos de rua que vivem na região do cais da capital baiana. O líder do movimento é Pedro Bala.

Que mensagem o filme Capitães de Areia transmite?

O romance, que retrata o cotidiano de um grupo de meninos de rua, procura mostrar não apenas os assaltos e as atitudes violentas de sua vida bestializada, mas também as aspirações e os pensamentos ingênuos, comuns a qualquer criança.

Por que o grupo se chamava Capitães de Areia?

Por viverem em um trapiche velho e abandonado (uma espécie de armazém à beira do cais), os garotos do bando, liderados por Pedro Bala, são conhecidos pela má fama de "capitães da areia".