O que trata o poema O navio negreiro?
O que diz o poema navio negreiro?
Nessa obra, Castro Alves relata as condições dos navios negreiros, os quais traziam escravos africanos para o Brasil. Sentimento de liberdade, nacionalismo ufanista, denúncia social e busca de uma identidade nacional, são algumas das principais caraterísticas da poesia abolicionista de Castro Alves.
Em cacheSemelhantes
O que Castro Alves quis transmitir através do poema navio negreiro?
O navio negreiro é um poema assinado pelo brasileiro Castro Alves, que foi talvez o poeta mais aclamado em toda história do Brasil. Este poema mostra-nos um dos traços mais marcantes de Castro Alves: a luta apaixonada pelas ideias abolicionistas, que lhe valeram a alcunha de “poeta dos escravos”.
Qual a função social do poema navio negreiro?
misericórdia na escravidão. Foi neste período que viveu e produziu seus escritos o poeta Castro Alves, o que o fez tomar parte nas críticas a escravidão. Desta forma, o poema a ser analisado neste trabalho é fruto de todo esse ativismo mostrado nos versos de O Navio Negreiro.
Em cache
Porque o poema se chama navio negreiro?
O navio negreiro é um longo poema que trata sobre o sofrimento dos africanos confinados em um navio. Cada um dos seis cantos que compõem o poema cria uma cena para mostrar essa travessia atlântica. A cena que dá início à obra é a de um barco que flutua sobre os mares.
Em cache
Quais são as palavras chaves do texto navio negreiro?
Palavras-chave: Rugendas. Épico. Navio. Africano.
Que característica do romantismo podemos destacar no poema Navio Negreiro?
d) ( ) O poema épico “O Navio Negreiro” é marcado pelo pessimismo, a revolta e o valor da morte, algumas características da terceira geração do Romantismo.
Que característica do Romantismo podemos destacar no poema Navio Negreiro?
d) ( ) O poema épico “O Navio Negreiro” é marcado pelo pessimismo, a revolta e o valor da morte, algumas características da terceira geração do Romantismo.
Quais são os personagens do navio negreiro?
Entre os personagens, Vado interpreta Luther King, Nelson Mandela, Pelé, um preto velho, escravos, marinheiros, guerreiros, mulheres e crianças. Por meio de jogos de luzes, ele alterna entre os personagens e, sozinho, apresenta diálogos, fazendo um verdadeiro pingue-pongue, com rápida troca de figurino.
Quem é a musa no poema Navio Negreiro?
Voltemos aos superlativos. O romântico Castro Alves também fez uso da forma “libérrima”. Para o vate romântico, a poesia é uma “musa libérrima”, à qual ninguém pode calar. No seu belíssimo “Navio Negreiro”, o poeta a invoca para denunciar o crime da escravidão.
O que Castro Alves defendeu?
Castro Alves, como é mais conhecido Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), foi um poeta da terceira geração do Romantismo brasileiro. Ele recebeu a alcunha de “poeta dos escravos”, já que, em suas obras, defendia a abolição da escravatura com poemas efusivos e bastante apelativos.
Como a escravidão é retratada no poema O navio negreiro?
O elemento poético reside nas imagens e nas metáforas encontradas ao longo do poema, principalmente na quarta parte, onde a tortura dos escravos é descrita. A beleza e a infinitude do mar e do céu são colocadas em cheque com a barbárie e a falta de liberdade nos porões do navio negreiro.