6 mins read

O que um tênis de corrida precisa ter?

Como deve ser um tênis de corrida?

O tênis deve ser confortável, ter espaço para os dedos se movimentarem e dar a sensação de que está ajudando a absorver bem o impacto. “Nossa sugestão é que o atleta amador procure entender qual o seu perfil de corrida e objetivos. Sempre respeitando que o tênis é uma particularidade de cada corredor.
Em cache

O que define um tênis de corrida?

Assim como outros calçados esportivos, os tênis de corrida são feitos de tecido, espuma e borracha, mas são projetados para atender às demandas específicas do esporte. Por exemplo, normalmente são mais leves e flexíveis do que os tênis de basquete, que são projetados para proteger os pés nos movimentos laterais.

O que levar em conta ao escolher tênis para correr na rua?

O melhor tênis para corrida é o que vai oferecer algumas funções básicas. Ele deve suavizar o impacto, a fim de evitar a fascite plantar, que causa dor nos pés e no calcanhar. Além do mais, ele deve ter uma boa pisada, para evitar a torção. E claro, um bom preço!
Em cache

Como saber se o tênis é bom ou ruim?

Também é possível fazer um teste para verificar se o tênis ainda está bastante firme. Segure com uma mão na ponta e outra no calcanhar e torça. O ideal é que o calçado ofereça alguma resistência. Se ele estiver completamente flexível, pode ser a hora de trocar de tênis.

Como comprar um tênis de corrida?

Ande com ele dentro da loja para verificar se está adequado. Lembre-se de que, independentemente de tudo, o tênis certo deve ficar confortável e não machucar os pés. Por isso, verifique se você consegue mexer os dedos enquanto está usando o calçado. O seu calcanhar deve estar firme e não ficar solto dentro do sapato.

Qual a diferença entre tênis de corrida e de treino?

O tênis de corrida possui uma curvatura para cima, facilitando com que o pé “role para frente“. Já nos tênis de musculação os solados são planos, pois o objetivo é deixar o pé o mais estável possível. A ideia é facilitar a mecânica do atleta e protegê-lo de uma mecânica ruim.

Qual é o peso ideal para um tênis de corrida?

440 g

Quanto pesa um tênis de corrida? Ainda de acordo com esses mesmos estudos, um tipo de tênis ideal deve pesar menos que 440 g, especialmente se a ideia for usá-lo para correr. Com esse peso, o atleta terá uma economia de corrida maior, portanto, um desempenho melhor.

Pode correr com tênis de sola reta?

Se, por um lado, o tênis sola reta é ótimo para levantamento de peso e agachamentos, por outro ele não é nada recomendado para caminhadas ou corridas. Todo e qualquer exercício de impacto deve contar com um calçado que entregue um bom sistema de amortecimento.

Pode correr com qualquer tênis?

Um tênis mais baixo, com menor amortecimento e drop, facilita alterações positivas na biomecânica da corrida, porém não são obrigatórios para se correr bem. Até onde se sabe, um bom padrão de movimento pode ser atingido com qualquer tipo de calçado e a escolha é pessoal.

Qual o melhor tênis para treino de corrida?

Os 10 melhores modelos de tênis para corrida

  • Nike Invencible Run 3. O Nike Invincible Run 3 é um tênis com amortecimento espesso para garantir seu conforto e desempenho. …
  • Asics Gel Nimbus 23. …
  • New Balance Fresh FoamX 1080v12. …
  • Mizuno Wave Sky 6. …
  • Salomon Sense Ride 3. …
  • Hoka One One Clifton 8. …
  • Saucony Ride 13. …
  • Mizuno Wave Sky 4.

Qual o peso ideal de um tênis para corrida?

440 g

Quanto pesa um tênis de corrida? Ainda de acordo com esses mesmos estudos, um tipo de tênis ideal deve pesar menos que 440 g, especialmente se a ideia for usá-lo para correr. Com esse peso, o atleta terá uma economia de corrida maior, portanto, um desempenho melhor.

Pode correr de All Star?

Tênis de solado reto e boa aderência (como All Star ou Vans) serve muito bem pra levantamento de peso, não só nos exercícios de perna, como também em muitos outros. Não recomendo fazer cardio de alto impacto (corrida, futebol, basquete) com ele, pois ele não tem o amortecimento necessário pra proteger seu corpo.

Quantos tênis de corrida é ideal ter?

Então, afinal, quantos tênis devo ter? Pensando nesses fatores, caso o atleta treina 3 a 4 vezes na semana, o ideal seria que tivesse pelo menos 2 tênis. Já para pessoas que treinam de 5 a 6 vezes na semana, o ideal seria ter no mínimo 3 tênis para realizar o rodízio.

Pode correr de Vans?

O tênis pode suportar meses de treino intenso. Alguns compradores já estão reabastecendo o tênis, mesmo que o atual ainda seja utilizável, caso a Vans pare de produzi-lo.

Quantos tênis de corrida devo ter?

Portanto ter muito tênis além de ser desnecessário não é recomendável. Use somente a quantidade que use sempre. 2 a 3 é o suficiente.

Qual a vida útil de um tênis de corrida?

A quilometragem do seu tênis

Uma regra de ouro para substituir os seus tênis de corrida é trocá-lo a cada 300 a 600 km, dependendo do seu estilo de corrida, peso corporal e da superfície onde corre.

Porque All Star é bom para treinar?

O argumento é que, por não ter o calcanhar mais alto que a ponta do pé (como tênis de corrida), esses calçados garantem maior estabilidade ao levantar peso e não interferem na biomecânica do corpo.

Porque não usar tênis de corrida na Academia?

Como ele não tem amortecimento, toda a energia do impacto com o solo vai para os ossos, articulações, músculos, tendões e ligamento. Por isso, facilita ter uma inflamação”, faz o alerta o especialista.